Poluição pode afetar a fertilidade, diz estudo

A poluição gerada pelos veículos e indústrias pode prejudicar a fertilidade de homens e mulheres. É o que revelou um estudo feito por cientistas chineses. No levantamento, os pesquisadores avaliaram amostras de espermatozóides de mais de 30 mil voluntários e constataram uma queda na velocidade de nado do sêmen, movimento necessário para acontecer a fecundação com o óvulo, revelaram os pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Tongji, na China.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que alguns fatores masculinos, principalmente a má qualidade do sêmen, podem ser responsáveis por 50% dos casos de infertilidade. A exposição das mulheres a substâncias jogadas na atmosfera pode também ser um complicador e dificultar a busca por uma gravidez.

“Assim como todos os tipos de cigarros fazem mal para a saúde, a poluição gerada principalmente nas grandes e médias cidades têm um impacto na qualidade dos espermatozoides e dos óvulos. As partículas que circulam no ar possuem metais pesados e substâncias nocivas à nossa saúde, como por exemplo o monóxido de carbono, que é encontrado tanto no cigarro comum, como na combustão dos veículos”, alerta o médico especialista em medicina reprodutiva, Daniel Diógenes.

O especialista explica ainda que é como se uma pessoa não fumante passasse a fumar passivamente. “Quando uma pessoa respira o ar poluído ela passa a inalar substâncias que podem chegar até os seus pulmões, e consequentemente, se desenvolver para outras partes do organismo. É muito semelhante a uma pessoa que convive com um fumante e respira a fumaça que esta pessoa solta no ato de fumar”, alerta o médico.

Mas o que fazer se é inevitável não ficar exposto a poluição, seja das grandes, médias ou até das pequenas cidades? Para Diógenes, pode-se adotar hábitos que podem amenizar o impacto da poluição, como por exemplo praticar atividade física em horários que o trânsito de veículos seja menor, pois neste caso a concentração de poluentes tende a ser mais baixa.

“Eu diria que se uma pessoa faz caminhada ou corrida em meio a grandes avenidas ou ruas, é recomendado que se faça o mais cedo possível, evitando assim o contato com a poluição quando o trânsito estiver mais carregado”, afirma Diógenes.

Outro cuidado importantíssimo na visão do médico é ter hábitos de vida saudável, como consumir alimentos naturais, com baixo teor calórico, comer bastante frutas e legumes, e, claro, praticar atividade física. Tudo isso ajuda o organismo a funcionar melhor.

Texto escrito pelo Dr. Daniel Diógenes. Especialista em Medicina Reprodutiva. Sócio-Diretor
da Clínica Fertibaby Ceará.

Compartilhe: