Infertilidade: um problema de saúde pública

A infertilidade causa grandes transtornos na vida de milhares de casais, por isso, esse assunto merece ser encarado de uma forma mais atenciosa pela sociedade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença atinge entre 50 a 80 milhões de pessoas em todo o mundo e, no Brasil, 8 milhões de pessoas sofrem com esse distúrbio. Portanto, a patologia deve ser sim encarada como um problema de saúde pública. Infelizmente, no país a infertilidade ainda não tem a sua devida atenção, tanto é que o Sistema Único de Saúde (SUS) e os planos de saúde suplementares não oferecem tratamento em grande escala para essa enfermidade.

O que existe hoje pelo SUS são algumas unidades de saúde que oferecem essa assistência, localizados em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Distrito Federal. O número é insuficiente para a alta demanda que surge a cada dia. Devemos enxergar esse problema como algo sério e que requer um cuidado especial com os casais que não conseguem formar a sua família naturalmente. Ignorar essa condição é um pensamento retrógrado e, lamentavelmente, ainda permeia no Brasil.

Muitas são as causas da infertilidade, como endometriose, ovários micropolicísticos, câncer de ovário, alterações hormonais, varicocele, oligospermia (produção de poucos espermatozóides) obesidade, idade avançada e sedentarismo. Essas são doenças que podem levar à infertilidade, por isso deve ser tratada como uma enfermidade que requer uma assistência especializada, assim como todas as doenças que são atendidas pelo SUS e pelos planos de saúde.

Não conseguir engravidar para determinados casais pode gerar desgaste no relacionamento, ansiedade, depressão e, muitas vezes, leva à separação. A demanda de casais com problemas para engravidar vem criando filas gigantescas e a falta de tratamento faz com que muitos deles envelheçam e acabem perdendo a sua fertilidade. Esse é um problema para hoje, não para amanhã.

Texto escrito pelo Dr. Daniel Diógenes. Especialista em Medicina Reprodutiva. Sócio-Diretor da Clínica Fertibaby Ceará.

Compartilhe: