Novembro azul: Câncer de próstata está entre os mais comuns na população masculina brasileira

Segundo um estudo do Inca, um em cada seis brasileiros terão a doença ao longo da vida.

“O melhor remédio é sempre a prevenção”, é isso que a campanha Novembro Azul chega para dizer aos homens. O câncer de próstata é o segundo mais comum na população masculina do Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Conforme o estudo, um em cada seis brasileiros terão a doença ao longo da vida.

O câncer na glândula pode levar o homem à infertilidade. Isto acontece porque a doença e os possíveis tratamentos dela afetam a função da próstata, responsável por produzir compostos importantes do líquido seminal. Uma das alternativas apresentadas pela medicina reprodutiva, para que o paciente não perca as chances de ter filhos, é a possibilidade do congelamento do sêmen antes do tratamento oncológico, ou, a retirada posterior dos espermatozoides diretamente do testículo, para o processo de fertilização in vitro.

Atualmente, podemos preservar os espermatozoides do paciente, antes deles sofrerem qualquer interferência pelos processos quimioterápicos, ou, cirúrgicos. Podemos mantê-los congelados em segurança e com a qualidade totalmente inalterada, para que ele realize o sonho de ser pai quando achar que é o tempo ideal.

É preciso ficar em alerta para os sintomas deste tipo de câncer, que costumam aparecer apenas em estágios avançados da doença. É necessário que paciente faça o exame de sangue que dosa a quantidade de PSA (Antígeno Prostático Específico), complementar ao “exame de toque”.

A ida ao médico para que sejam feitos exames é essencial. Além disso, a prevenção é feita com hábitos saudáveis. Estudos já comprovaram que obesidade, alcoolismo e tabagismo podem ser fatores de risco da doença. Claro que um câncer também pode ser originado por outras questões, como a genética, mas a influência do estilo de vida é inegável.

Check-up

Os outros tipos de câncer que mais acometem homens no Brasil são o de pulmão, o colorretal e do estômago. É preciso que eles também sejam inseridos nos check-ups anuais.

Os homens ainda não têm o hábito de ir ao médico tanto quanto deveriam. Não se cuidam o bastante e tendem a achar que são muito resistentes. Isso é muito perigoso para doenças com estágios iniciais silenciosos, como o câncer pode ser, em alguns casos. Porém, as idas ao médico para averiguar como está a saúde de um modo geral é muito importante. 

Principais sintomas de problemas na próstata

  • Necessidade constante de fazer xixi
  • Vontades súbitas e urgentes de ir ao banheiro
  • Dificuldade para começar a urinar
  • Jato fraco ou gotejamento
  • Ao sair do sanitário, sensação de que a bexiga não está totalmente vazia

Se você gostou deste artigo ou conhece alguém que precisa saber mais sobre o câncer de próstata, bem como seu impacto sobre a fertilidade, compartilhe este conteúdo.

Texto escrito pelo Dr. Daniel Diógenes. Especialista em Medicina Reprodutiva. Sócio-Diretor da Clínica Fertibaby Ceará.

Compartilhe: