Você costuma se exercitar? Sedentarismo prejudica a fertilidade

🏋️Você costuma se exercitar com frequência?

A infertilidade atinge aproximadamente 8 milhões de pessoas no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Estudos indicam que o sedentarismo é um dos fatores que contribuem para que casais em idade reprodutiva tenham dificuldade para ter filhos.

🗣️“Se uma pessoa não praticar exercício físico, vai ter um acúmulo de gorduras e colesterol. O que provoca, por exemplo, um desequilíbrio metabólico e hormonal. Pode causar um descontrole no ciclo menstrual da mulher, interferindo na ovulação. Se ela não ovula como deveria, as chances de gravidez diminuem”, explica o médico ginecologista e especialista em medicina reprodutiva, Daniel Diógenes.

Já os homens podem ser impactados pelo excesso de peso, altas taxas de colesterol e consumo elevado de açúcar. Tudo isso piora a qualidade do sêmen.

Ou seja: praticar exercícios físicos regularmente auxilia na eliminação das impurezas absorvidas pelo organismo, o que é necessário para o bom funcionamento do fluxo sanguíneo. Com o corpo parado sem queimar calorias, o fluxo sanguíneo pode diminuir, atrapalhando assim a chegada de oxigênio ao sistema reprodutor masculino e feminino.

🍏Além de colocar os exercícios físicos na rotina, a preocupação com a alimentação também deve ser redobrada, alerta o médica.

Texto escrito pela Dr. Daniel Diógenes. Especialista em Medicina Reprodutiva.
Sócio-Diretor da Clínica Fertibaby Ceará.

Compartilhe: