Prevenção do câncer de próstata exige também cuidados com a fertilidade

Como ocorre todos os anos, a campanha Novembro Azul busca conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de próstata. Mas, além desse cuidado que todos os homens devem ter com a saúde, é necessário também uma atenção especial com a fertilidade, sobretudo para os homens que estão realizando tratamento contra a doença, ou ainda contra outros tipos de câncer.

É que, com a quimioterapia ou radioterapia, os espermatozoides podem sofrer danos causados pela exposição à radiação, como por exemplo a diminuição da produção de sêmen. De acordo com o médico especialista em medicina reprodutiva, Daniel Diógenes, os homens em idade reprodutiva precisam ter essa atenção especial. “É recomendado que antes de iniciar o processo de quimioterapia ou radioterapia, o homem que deseja ser pai possa fazer o congelamento dos espermatozoides”, alerta.

O médico reforça ainda que, a depender de cada caso, o tratamento para o câncer de próstata pode indicar a retirada da glândula. “Com a retirada da próstata, a produção do líquido seminal é interrompida, deixando o homem infértil. E tem ainda o risco da terapia clínica, pois a depender da gravidade do caso, pode ser necessário maiores sessões de radio e quimio, podendo levar à interrupção total ou diminuição da produção de sêmen. Por isso, os homens precisam ficar atentos e procurar cuidar da sua saúde periodicamente”, conclui.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), vinculado ao Ministério da Saúde, em 2022 devem ser registrados 65.840 novos casos de câncer de próstata. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem dois tipos de detecção da doença – a que compreende a investigação para mapear um possível surgimento da enfermidade após sinais de alerta – e uma outra voltada para pessoas sem nenhum sintoma, mas que, devido à idade, precisam realizar exames preventivos rotineiramente.

Texto escrito pelo Dr. Daniel Diógenes. Especialistas em Medicina Reprodutiva.
Sócio-Diretor da Clínica Fertibaby Ceará.

Compartilhe: