Doação de Óvulos

O Que é a Doação de Óvulos?

Algumas mulheres não conseguem engravidar, seja pela ausência de óvulos ou pela baixa qualidade dos mesmos. A doação de óvulos surge como uma oportunidade para essas mulheres poderem engravidar com óvulos doados. A gravidez, nesse caso, ocorre através do tratamento de fertilização in vitro (FIV).

Por outro lado, no Brasil é possível que as doadoras tenham seus tratamentos de FIV parcialmente custeados pelas receptoras.

Doação de Óvulos: Como Funciona?

Para as Receptoras

Algumas mulheres não têm óvulos disponíveis para engravidar. Isso ocorre quando a paciente perdeu o ovário cirurgicamente ou porque os óvulos já não possuem mais capacidade adequada de fertilização, o que ocorre com ainda mais intensidade após os 40 anos.

Para essas mulheres, a gravidez somente é possível com óvulos doados e a partir de um tratamento de fertilização in vitro.

A doação de óvulos também é indicada para aumentar as chances de pacientes com idade avançada engravidarem. Uma mulher com 42 anos, em uma tentativa de FIV com doação de óvulos, tem em torno de 50% a 60% de chances de engravidar. Usando seus próprios óvulos esse percentual cai para 3% a 10%.

Por último, a doação é necessária para casais homoafetivos masculinos terem filhos, além de precisarem contar também com uma barriga solidária (útero de substituição).

Para as Doadoras

A ovodoação é um ato de solidariedade com uma mulher que não consegue ter filhos.

Em 2013 o Conselho Federal de Medicina  (CFM) permitiu que a receptora do óvulo ajude financeiramente o tratamento de Fertilização in Vitro da doadora.

A doação de óvulos surge como uma alternativa para mulheres realizarem seus tratamentos de FIV com redução de custos.

As doadoras de óvulos têm parte de seu tratamento custeado por pacientes receptoras, com o compromisso de doar uma parte da quantidade dos seus óvulos captados. Desde 2017, o CFM permite também que mulheres possam doar espontaneamente seus óvulos para ajudar na redução de custo do tratamento de uma amiga ou parente.

Em todos os casos, o CFM exige que a doação seja um ato voluntário, sem remuneração, e que haja anonimato entre as partes envolvidas. Assim, a clínica de fertilização é o único elo que fará a conexão sigilosa entre doadoras e receptoras.

Saiba Mais Sobre a Doação Compartilhada de Óvulos

Dr. Daniel Diógenes explica como funciona a doação compartilhada de óvulos para redução de custos da FIV.

Para Quem é Indicada a Doação de Óvulos?

Receptoras

  • Mulheres sem óvulos ou com capacidade inadequada de fertilização.
  • Mulheres com idades avançadas.
  • Casais homoafetivos masculinos.

Doadoras

  • Mulheres saudáveis, com idade inferior a 36 anos, que desejam realizar seus tratamentos de FIV com custos reduzidos.
  • Mulheres saudáveis, com idade inferior a 36 anos, que simplesmente desejam ajudar outras mulheres.
casal homoafetivo masculino e mulher com mais de 40 anos

Perguntas Frequentes Sobre Doação de Óvulos

É possível economizar até 50% ou mais do valor total da fertilização in vitro, se você optar por ser doadora de óvulos.

Essa é economia é possível porque a receptora irá cobrir parte dos custos da Fertilização in Vitro. Ela terá direito a uma parte dos óvulos extraídos (em geral 50%) e a doadora terá a outra parte para seguir adiante com o seu tratamento.

A clínica escolhe óvulos de doadoras que sejam compatíveis com as características do casal e com o tipo sanguíneo dos pais.

O processo de doação de óvulos é reconhecido e regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

O CFM exige que a doação seja um ato voluntário, sem remuneração para a doadora, para que não caracterize “venda” de órgãos e/ou tecidos.

O conselho exige também que haja anonimato entre as partes envolvidas, para evitar problemas futuros de reclame de maternidade/paternidade. A clínica é a única envolvida que conhecerá tanto a doadora, quanto a receptora.

A lei brasileira reconhece a paternidade e maternidade da criança nascida a partir de programas de doação para o casal receptor, ou seja, cuja mãe gerou o bebê em seu útero.

Você tem alguma dúvida? Entre em contato com a gente.

Contato

Av. Antônio Sales, 3443 • Dionísio Torres • Fortaleza / Ceará  • CEP: 60135-102 • Brasil