Assisted Hatching

O Que é Assisted Hatching?

O Assisted Hatching é uma técnica utilizada para aumentar as chances de implantação dos embriões em alguns casos de fertilização in vitro.

Essa técnica consiste em romper a zona pelúcida, uma película que envolve o embrião nos primeiros dias, para que ele possa sair e implantar no útero.

Assisted Hatching: Como Funciona?

Para implantar no útero, o embrião deve sair da zona pelúcida, que é uma camada que reveste o embrião nos primeiros dias, como se fosse a “casca do ovo”. Isso ocorre naturalmente.

A eclosão assistida ou “Assisted Hatching” consiste em afinar ou realizar um orifício na zona pelúcida, para facilitar a eclosão do embrião com posterior fixação e implantação na cavidade uterina.

O Assisted Hatching é feito logo antes da transferência embrionária, normalmente no 3º ou 5º dia de desenvolvimento. O procedimento pode ser feito com diversas técnicas: por raio laser (atualmente mais comum e com melhores resultados), ou através de solução ácida de Tyrode que “derrete” uma pequena porção da camada ou de forma mecânica (dissecção parcial da zona). Na Fertibaby, o Assisted Hatching é feito por raio laser.

Para Quem é Indicado o Assisted Hatching?

O Assisted Hatching é indicado em tratamentos de fertilização in vitro nos seguintes casos:

  • Mulheres com idades avançadas.
  • Mulheres com endometriose.
  • Embriões com zona pelúcida espessa.
  • Falhas repetidas de implantação em tratamentos anteriores.

A decisão por usar ou não a técnica é feita por um embriologista especializado minutos antes da transferência.

Embrião sendo rompido na técnica de Assisted Hatching

Perguntas Frequentes Sobre Assisted Hatching

Raramente o Assisted Hatching pode causar danos ao embrião. Entretanto, as técnicas que podem causar mais danos são a mecânica e por ácido e, por isso, a Fertibaby oferece o Assisted Hatching apenas por raio laser. 

Outro ponto que vale ressaltar é que as chances de se ter gêmeos idênticos aumentam quando o Assisted Hatching é realizado. Assim como na gravidez concebida de forma natural, a gravidez gemelar oferece um risco maior comparada a gravidez única.

O Assisted Hatching não é recomendado para todas as pacientes de FIV. A indicação é feita para mulheres com idades avançadas, com endometriose, com histórico de falhas repetidas de implantação em tratamentos anteriores. Ou em casos que sejam verificados embriões com zona pelúcida espessa.

Na Fertibaby Ceará, nós avaliamos cada caso, para saber se o Assisted Hatching pode aumentar as chances de gravidez.

Você tem alguma dúvida? Entre em contato com a gente.

Contato

Av. Antônio Sales, 3443 • Dionísio Torres • Fortaleza / Ceará  • CEP: 60135-102 • Brasil