Será que existe alguma ligação entre o consumo de determinados alimentos e a endometriose? Considerando que nossos hábitos de vida são determinantes para nossa fertilidade, é de se esperar que sim.
Baseado neste questionamento, pesquisadores americanos da cidade de Seattle realizaram uma pesquisa parar tentar encontrar alguma relação entre uma dieta saudável e a presença de endometriose.
Eles buscaram associar um bom consumo de frutas e vegetais com a presença da endometriose.
Foram coletados dados de 840 mil mulheres entre 1991 e 2013, dentre as quais 2609 tiveram o diagnóstico confirmado de endometriose por cirurgia. Foi observado uma relação inversa entre o alto consumo de frutas e a presença da endometriose, sobretudo quando havia um alto consumo de frutas cítricas. Essas mulheres tiveram 22% menos chance de ter endometriose. Com relação ao consumo de vegetais, não houve uma associação entre seu consumo e o risco maior ou menor de endometriose. Dos nutrientes observados, a associação mais forte pareceu ser entre os nutrientes pro-vitamina A (alfa e beta-caroteno e beta-criptoxantina) e menor risco de endometriose.
Para uma doença misteriosa, como a endometriose, em que múltiplos fatores podem causar seu surgimento e sua manutenção, parece que mais uma vez, bons hábitos alimentares podem melhorar a fertilidade, neste caso diminuindo os riscos do desenvolvimento da endometriose.
Fonte: Human Reproduction, revista da Sociedade Européia de Reprodução Humana e Embriologia, Abril de 2018.
Texto escrito pela Dra. Lilian Serio, Especialista em Medicina Reprodutiva, Diretora Clínica da Fertibaby Ceará.