Obesidade x Fertilidade

obesidade
Muito tem se falado e publicado nos últimos anos sobre os efeitos deletérios do excesso de peso sobre a fertilidade, tanto maculina quanto feminina.
Em um estudo recente realizado em conjunto pela Escola de Medicina de Harvard e pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos e  publicado na Fertility and Sterility, a revista da ASRM (Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva), foi analisado os efeitos do sobrepeso e obesidade de mulheres sobre os resultados em fertilização in vitro.
Os resultados e as taxas de sucesso em fertilização in vitro foram drasticamente desfavoráveis às mulheres com sobrepeso ou obesidade.
Verificou-se que as taxas de gravidez foram menores nas mulheres com excesso de peso quando comparadas com as mulheres com peso dentro dos limites da normalidade.
Além disso, as taxas de perdas gestacionais (incluindo abortamento e perdas mais tardias) e as taxas de cancelamento de ciclos de fertilização in vitro (devido sobretudo a uma má resposta ao estímulo hormonal, ou seja, pouca produção de óvulos) também foram maiores.
Todos esses resultados vem ao encontro dos resultados de pesquisas anteriores, demonstrando mais uma vez que o sobrepeso e a obesidade são ,hoje, um grande inimigo da fertilidade e dos tratamentos de reprodução assistida.
Portanto, se você está desejando engravidar ou se vai realizar algum tratamento para tal, procure manter-se em uma boa forma física, busque realizar atividades físicas regularmente e mantenha uma boa alimentação, pois como tudo na vida, os hábitos saudáveis serão sempre nossos aliados na busca pelo perfeito equilibrio para mantermos uma boa fertilidade.
Isso com certeza vale não só para mulheres, mas para homens também.
Fica uma dica, mantenham-se em forma!!!!

Compartilhe: